quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Compiladores

É um programa que transforma o código de fonte em uma linguagem de máquina(código aberto) . Quando um programa é desenvolvido ele é escrito em uma linguagem de programação e, depois traduzido, com o auxílio de um  compilador.

Ficheiro:Nt-compilador.png
fonte:http://bandtec.blog.br/2010/07/16/dicionario-de-ti/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compiladores

Tipos de linguagem de sistema


  • Java: Foi desenvolvido pela Sun Microsystems, mais precisamente pelo James Gosling, e o primeiro nome dessa linguagem era Oak, só depois foi chamada de Java.Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executada por uma máquina virtual.
  • C: Foi desenvolvida por D.Ritchie e B.W.Kernighan  nos anos 70, eles se inspirarão nas linguagens B e BCPL, a linguagem C é muito usada para as configurações do Windows.
  • C++: É uma linguagem  de uso geral que foi criada por Bjarne Stroustrup, originalmente ela era chamada de C com Classes, é uma das linguagens mais populares desde 1990, sendo que foi criada em 1983. A linguagem é considerada de médio nível pois combina com as características de baixo e alto nível e tem como objetivo implementar uma versão distribuída do núcleo Unix.
  • PHP: Surgiu em meados de 1994 criado por  Rasmus Lerdorf com o nome de Personal Home Page Tools daí vem a sigla PHP. Usada para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor.
  • HTML: Foi criado pelo britânico Tim Berners-Lee, HTML é a sigla para HyperText Markup Language, é uma linguagem usada para produzir paginas da Web e são interpretados por navegadores. 
  • JavaScript: Criado pela Netscape, é usado para o desenvolvimento de aplicativos e o que “destaca” o JavaScript é que ele permite o desenvolvimento de codigos no HTML.
  • Flash-Design: Criado pela Macromidia, permite a criação de animações e websites em multimídia.

  • JSP:  É a abreviação  de Java Server  Pages,  é uma tecnologia  orienta  a  criar paginas  web  com  programação Java.  Podendo criar aplicações web que se executam em vários servidores web, de múltiplas plataformas.
  • Flash-Programação (Action Script):  É uma linguagem  de programação  orientada a objetos baseado em  ECMAScript, utilizada para construção de aplicações.
Adobe Flash Player
  • HTML5:  É uma linguagem para a estruturação e apresentação de conteúdo para a World Wide Web e é uma tecnologia chave da Internet originalmente proposto por Opera Software. Sua essência tem sido melhorar a linguagem com o suporte para as mais recentes multimídias. Atualmente ela ainda é um esboço mas alguns navegadores já implementaram algumas de suas funcionalidades.
  • Observação: O termo "linguagem de internet" pode ser usado ao se referir a Java, HTML, PHP, JSP, entre outras



Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3
http://www.criarweb.com/artigos/282.php
http://www.criarweb.com/artigos/282.php 
http://flashtogo.com/suporte/flash.html
http://www.infoescola.com/informatica/javascript-2/
http://www.agence.com.br/sobre-nos/tecnologia/linguagem-de-programacao.php
http://www.criarweb.com/artigos/227.php
https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sa=X&q=actionscript&tbs=dfn:1&tbo=u&psj=1&ei=wNobUI_dNeGi6wGrpoD4CA&ved=0CGkQkQ4&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&fp=2f558cd5ea8cc10d&biw=1024&bih=655





sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Linguagens “Mortas”


As linguagens de programação geralmente nascem juntas , porém uma linguagem de sistema não some de vez, muitas vezes ela é simplesmente "ofuscada" por outra linguagem, por isso o nome "Linguagens Mortas", porém não significa que ela não pode mais ser utilizada.

Observe na imagem a seguir de como uma linguagem pode ultrapassar outras linguagens ou ser ultrapassada:


Linguagem de máquina


Na linguagem da máquina a representação dos dados e das instruções que constituem o programa é baseada em um sistema binário em uma sequencia de bits, que é compreendida e executada pelo hardware. Tornando inviável ler e escrever um programa codificado na forma de string bits. É a forma que os componentes do computador utiliza para comunicar entre si, mas utilizando os números 0 e 1, que são chamados de números binários.
Exemplo: quando você digita "B" em números binários é representado "0001".
http://algol.dcc.ufla.br/~monserrat/icc/Capitulo3.html

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sistema Hexadecimal


É um sistema de numeração que para simplificar a compreensão e a programação de computadores foi adotado a notação hexadecimal, que é composta por números binários, para representar programas em linguagens. Mas a programação e a leitura de linguagem hexadecimal continua impraticável. É uma forma mais completa que apresenta 16 dígitos e as mais comuns apresentam 10 dígitos. Ou seja é um sistema de numeração de base 16
fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060711081138AABsG7Q

Linguagem Assembly



A linguagem de máquina de cada processador é acompanhada de uma versão legível da linguagem de máquina que é chamada simbólica. A linguagem Asslembly é uma versão legível da linguagem de máquina utilizando palavras abreviadas chamadas mnemônicos, indicando que operação o processador deve realizar.


Exemplos de Instruções Assembly:

  • MOV R1,R2:mnemônico MOV (abreviação de MOVE) e dois registradores como parâmetro: R1 e R2., quando o processador efetua essa instrução ele comanda  o movimento do conteúdo R2 para R1. No Pascal : R1: = R2.
  • ADD R1,R2:Mnemônico ADD e dois registradores como parâmetro: R1 e R2. Quando o processador efetua  essa instrução ele comanda a adição do conteúdo de R1 ao conteúdo de R2 e o resultado é armazenado.




A linguagem Assembly facilitou significativamente a leitura de sequências de instruções de máquina. A linguagem Assembly é apenas uma versão legível da linguagem de máquina, a passagem de um programa escrito em Assembly para a linguagem de máquina é quase sempre direta, não envolvendo muito processamento. Essa passagem é chamada de montagem, e o programa que realiza esta operação é chamado de montador (Assembler). A linguagem Assembly é orientada para a máquina (ou melhor, para processador), é necessário conhecer a estrutura do processador para poder programar em Assembly. Essa linguagem utiliza instruções de baixo nível que operam diretamente com registros e memórias, ou seja, as instruções são diretamente executadas pelo processador.
Seguindo a evolução das linguagens de programação
se aproximou mais a linguagem de programação à linguagem natural . Surgiram então, as linguagens de alto nível, com o Pascal, C, C++, etc.


Vantagens:


  • Permite acesso direto ao programa de máquina. Utilizando uma linguagem de alto nível não se tem o controle de código de máquina gerado pelo compilador. Um programa escrito em linguagem Assembly pode ser de 0 a 300% menor e mais rápido que um programa compilado;
  • Essa linguagem permite o controle total do hardware.


Desvantagens:

  • A linguagem apresenta um número muito reduzido de instruções;
  • O programador deve conhecer muito bem a máquina;
  • O programa Assembly não é muito legível, precisa ser bem documentado;
  • O programa Assembly não é portável (pode ser usado apenas em um tipo de computador). É portável apenas dentro de uma família de processadores;
  • A programação Assembly tem um custo de desenvolvimento maior.


Aplicações da linguagem Assembly:


  • Controle de processos com resposta em tempo real.Nesse tipo de aplicação o processador deve executar um conjunto de instruções em um tempo limitado;
  • Comunicação e transferência de dados. Nesse tipo de aplicação é utilizada a linguagem Assembly, devido a possibilidade de acessar diretamente o hardware;
  • Otimização de sub-tarefas da programação de alto nível.

Um programa não precisa somente ser escrito em linguagem Assembly ou linguagem de alto nível. Podemos ter programas de alto nível com sub-tarefas escritas em Assembly, para o caso de tarefas tempo-real ou para a programação do hardware do computador.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Linguagem de alto nível


Permite a manipulação do sistema de formas mais diversas, e também pode ser usado em qualquer tipo de computador, diferente da linguagem assembly.
Comparado com a assembly, a linguagem de nível alto é bem mais complexa, pois utiliza palavras reservadas do vocabulário.
Normalmente em linguagem de nível alto se usa compiladores e link adores para transforma-lo em programa de linguagem de máquina.
Apesar desta linguagem ser mais prática ela não é muito utilizada, pois ocupa muita memória também porque não é uma linguagem muito próxima ao dispositivo sendo necessário muitas conversões deste modo atrapalhando a performance da linguagem.

Fontes:

O que é token?



É um conjunto de caracteres (de um alfabeto por exemplo) com um significado coletivo ou seja token é um dispositivo eletrônico gerador de senhas, geralmente não tem conexão física com o computador, em algumas versões pode ser conectado a uma porta USB. 
O token vem com um código interno e um relógio. Utilizando uma fórmula ele usa o código interno e a hora atual gerando um número. A cada troca de número ele utiliza um código interno diferente.
Normalmente um token é utilizado para gerar senhas , sendo essa senha válida até ao momento da sua utilização, e ele é muito utilizado para acessar uma conta bancaria.

Fonte de pesquisa: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Token_(chave_eletr%C3%B4nica)


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Linguagem de Sistema



Linguagem de Sistema é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permitindo que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Resumindo é uma forma de determinarmos como um dispositivo deve trabalhar. 
Também podem ser utilizadas para expressar algoritmos com precisão.
O conjunto de palavras (lexemas classificados em tokens), compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador.
Cada linguagem de programação foi criada com o objetivo de facilitar a escrita, manutenção, melhora da performance do dispositivo, e etc.